segunda-feira, junho 26, 2006

Ligação Peptídica


Nas proteínas, o grupo carboxilo (C=O) alfa de um aminoácido une-se à amina (NH2) alfa de outro por uma ligação denominada peptídica ou amídica. A ligação peptídica une dois aminoácidos resultando na formação de um dipeptídeo com a perda de uma molécula de água.

A cadeia polipeptídica possui um sentido orientado. Como os aminoácidos que constituem a cadeia possuem terminações diferentes, por convenção, a ponta amínica (grupo alfa-amina) é considerada como sendo o início de uma cadeia peptídica, e a ponta carboxílica (grupo alfa-carboxilo) o fim.

Uma cadeia peptídica é constituída por uma parte que se repete regularmente e à qual damos o nome de cadeia principal; e uma parte que varia de aminoácido para aminoácido, que corresponde às cadeias laterais distintas.


As proteínas são sintetizadas como uma sequência de aminoácidos unidos numa estrutura poliamídica linear (polipeptídeo), mas assumem uma configuração tridimensional complexa ao realizarem as suas funções. O conhecimento sobre a estrutura das proteínas deve-se, em grande parte, a Emil Fischer (1852-1919), que verificou que estas são formadas pela condensação de muitas moléculas de a-aminoácidos através das referidas ligações peptídicas.


A ligação entre duas moléculas de aminoácidos gera um dipeptídeo, da mesma forma que três moléculas de aminoácidos formam um tripeptídeo. Assim, é de esperar que as proteínas sejam polipetídeos que resultam da condensação de milhares de moléculas de aminoácidos.

Trabalho elaborado pelo aluno:

Gonçalo Antunes Nº 1704

2 Comments:

At quarta-feira, junho 28, 2006 6:16:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim Senhor!!Belo trabalho =)

**Silvia

 
At quarta-feira, abril 27, 2011 8:46:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Muito legal
=)

 

Enviar um comentário

<< Home


Number of online users in last 3 minutes


Ana, Cláudia, Daniela, Pipa, Gi, Gonçalo, Li, Paula Amaral, Rute, Sílvia, Tatiana, Tiago, Tita, Cinda, Paula Trindade e Andreia.

Porque razão os ursos brancos se dissolvem bem em água?
Porque são polares! :)